terça-feira, 11 de dezembro de 2012
O valor da Ingratidão
A ingratidão tem valor? sim, hoje em dia a ingratidão é um bem preciosíssimo. A ingratidão traz muitas vantagens. O ingrato se livra da dívida moral com quem lhe estendeu a mão, esquece propositalmente de quem se esforçou para lhe fazer bem, por que haveria de lembrar disso? teria que lembrar que o curso da minha vida poderia ser outro se não fosse a intervenção solidária, ele diz - ah, que chato ter que lembrar disso, tenho que esquecer! preciso me libertar! preciso ser ingrato! uf, que alívio, já posso desdenhar de quem me quis bem... ainda bem! sou livre!
O ingrato pode abandonar quem lutou e encampou suas batalhas, por que há outros interesses em jogo - Bem - Ele diz - Agora as coisas mudaram, eu agora vou por aqui, vou fazer de conta que não precisei de ninguém - se eu os vir na rua vou disfarçar, fazer de conta que não os conheço. Assim não vou me indispor com quem não gosta deles, eu tenho novos projetos...
O ingrato quebra alianças de amizades por que seu ego é maior do que os laços do coração. Na vida ninguém pode abdicar da ajuda alheia, mas o ingrato tem o "dom" de usar a ajuda no momento certo e depois "esquecer", mesmo sabendo que o outro não quer nada em troca, apenas um convívio respeitoso, de alegria e contentamento com os que lhe querem bem.
O ingrato tem a maleabilidade intelectual - maquiavelismo - de diminuir o valor da ação de quem lhe ajudou. Em momentos cruciais da vida, quando se está numa encruzilhada e uma decisão pode afetar toda a história de nossa vida, Deus nos abençoa com a presença de alguém que nos diz - conte comigo! e esta pessoa atravessa conosco os mares revoltos da lida. Mas nós podemos ser ingratos. Podemos dizer, ah! não seria tão ruim assim não, poderia caminhar e fazer tudo sem esse alguém!
O ingrato bem escolado tem a capacidade de esnobar, de escarnecer, de fazer galhofa. Quando se está nesse nível já está diplomado e pós graduado em ingratidão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário