sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
Lembranças dos protestos de Junho 2013 no Brasil
Não escrevi nada durante os protesto de junho de 2013, por um motivo simples: eu queria fazer uma análise conjuntural e não de momento. É óbvio que a paciência do brasileiro foi para o espaço naquele momento, mas o que pode ser extraído de positivo daqueles momentos históricos? Acredito que as pessoas que estavam protestando queriam passar a mensagem de que esta nação não pode continuar sendo o país sem projetos para seu povo. De fato, esse país parece ser perfeito para alguns que querem o lucro fácil, principalmente em parcerias espúrias com o poder público. Mas definitivamente não é um modelo de nação que acolhe os sonhos de seus filhos e ajuda a concretizá-los. No Brasil quando uma pessoa de poucos recursos consegue se destacar, seja no meio acadêmico, seja na economia ou na política vem logo aquela tese da "superação". Ele teve que superar isso ou aquilo, e tal. Claro que na vida todas as pessoas terão obstáculos a vencer, independente de viverem no Brasil ou na Dinamarca. Porém os obstáculos aqui parecem ser institucionalizados. É a Universidade Federal que nos seus cursos mais concorridos abriga os abastados e deixa nos outros uma concorrência brutal e que empurra os mais pobres para as faculdades particulares. É a rede de educação pública que está falida a muito tempo. É a saúde onde um SUS sucateado não atende adequadamente a população. É a segurança onde a polícia ainda serve ao Estado e não ao povo. São alguns exemplos, porém há muito mais. Esse país ainda joga dinheiro pelo ralo pela pura incompetência dos gestores públicos, isso quando supomos que esses incompetentes são honestos, nesse país a farra das licitações viciadas - ou a falta delas - são notícias rotineiras. O príncipe de plantão é bajulado por asseclas vorazes pelo dinheiro público, os partidos querem mesmo é saber dos "fundos partidários". A cultura é massacrada: artes como música, literatura, pintura, dança, expressões regionais variadas como o cordel, as peças de barros no estilo do Mestre Vitalino, e tantas coisas bonitas desse país só servem quando são usadas para garantir lucro a um capitalista bruto, sem isso a "arte" está penando, com um pires na mão, mendigando migalhas para sobreviver.
Os jovens ficam assistindo os grandes assaltos à nação e ficam desnorteados,cobrados por responsabilidades são cada vez mais rebeldes ao poder constituído, são avo da mira do tráfico, e de outros comportamentos inadequados, mas que são assumidos muitas vezes por eles que não percebem os perigos a volta.
Mas a esperança está de volta! os médicos cubanos estão chegando, trabalhadores e muitos deles sofredores, estão sendo usados na máquina de propaganda oficial como num resgate socialista, um Tio Sam as avessas e fora de contexto histórico. Claro que é bom que hajam médicos, seja de onde for para atender a população, mas por que nossos filhos não podem sonhar e ter AJUDA para realizar o sonho de ser um médico no seu país?
O braço estendido de Dirceu e Genoíno clamam seus partidários à luta! À luta companheiro! - mas espere, quem é o inimigo? - é todo aquele que não concordar com nossa permanência no poder! e é? quem é a alternativa? - São os antigos aliados... - e é? Quem mais? - A oposição amalucada enfiada até o pescoço em denúncias de maracutaias como a do metrô de São Paulo.
Parece que não tem jeito. Os homens se esqueceram de Deus e estão pagando. E vão pagar muito mais ainda. 2014 vem aí e que Deus tenha piedade de nós.
Reportagem da BBC
Reportagem em Inglês para estudo do Ididoma
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário