sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Antiga prisão de Nelson Mandela vira atração turística



Os frutos pungentes do pátio de uma prisão.
Na ilha Robben, na África do Sul, famosa por sua prisão, voluntários colhem as uvas de videiras plantadas em um canteiro que já foi cuidado por seu prisioneiro mais famoso, Nelson Mandela.
Durante estes anos, muita gente tem sido acusada de tentar lucrar com a marca Mandela mas os que participam deste esquema veem isso como uma forma de cuidar de sua lembrança.

The poignant fruits of a prison courtyard.
On South Africa's Robben Island, famous for its jail, volunteers are harvesting vines planted in a garden oncetended by its most famous inmate, Nelson Mandela.

Over the years many people have been accused of trying to cash in on the Mandela brand but the participants in this scheme see it as a way of cherishing his memory.

O vídeo em Inglês para estudo esta no link abaixo.

Lembranças dos protestos de Junho 2013 no Brasil


Não escrevi nada durante os protesto de junho de 2013, por um motivo simples: eu queria fazer uma análise conjuntural e não de momento. É óbvio que a paciência do brasileiro foi para o espaço naquele momento, mas o que pode ser extraído de positivo daqueles momentos históricos? Acredito que as pessoas que estavam protestando queriam passar a mensagem de que esta nação não pode continuar sendo o país sem projetos para seu povo. De fato, esse país parece ser perfeito para alguns que querem o lucro fácil, principalmente em parcerias espúrias com o poder público. Mas definitivamente não é um modelo de nação que acolhe os sonhos de seus filhos e ajuda a concretizá-los. No Brasil quando uma pessoa de poucos recursos consegue se destacar, seja no meio acadêmico, seja na economia ou na política vem logo aquela tese da "superação". Ele teve que superar isso ou aquilo, e tal. Claro que na vida todas as pessoas terão obstáculos a vencer, independente de viverem no Brasil ou na Dinamarca. Porém os obstáculos aqui parecem ser institucionalizados. É a Universidade Federal que nos seus cursos mais concorridos abriga os abastados e deixa nos outros uma concorrência brutal e que empurra os mais pobres para as faculdades particulares. É a rede de educação pública que está falida a muito tempo. É a saúde onde um SUS sucateado não atende adequadamente a população. É a segurança onde a polícia ainda serve ao Estado e não ao povo. São alguns exemplos, porém há muito mais. Esse país ainda joga dinheiro pelo ralo pela pura incompetência dos gestores públicos, isso quando supomos que esses incompetentes são honestos, nesse país a farra das licitações viciadas - ou a falta delas - são notícias rotineiras. O príncipe de plantão é bajulado por asseclas vorazes pelo dinheiro público, os partidos querem mesmo é saber dos "fundos partidários". A cultura é massacrada: artes como música, literatura, pintura, dança, expressões regionais variadas como o cordel, as peças de barros no estilo do Mestre Vitalino, e tantas coisas bonitas desse país só servem quando são usadas para garantir lucro a um capitalista bruto, sem isso a "arte" está penando, com um pires na mão, mendigando migalhas para sobreviver.
Os jovens ficam assistindo os grandes assaltos à nação e ficam desnorteados,cobrados por responsabilidades são cada vez mais rebeldes ao poder constituído, são avo da mira do tráfico, e de outros comportamentos inadequados, mas que são assumidos muitas vezes por eles que não percebem os perigos a volta.
Mas a esperança está de volta! os médicos cubanos estão chegando, trabalhadores e muitos deles sofredores, estão sendo usados na máquina de propaganda oficial como num resgate socialista, um Tio Sam as avessas e fora de contexto histórico. Claro que é bom que hajam médicos, seja de onde for para atender a população, mas por que nossos filhos não podem sonhar e ter AJUDA para realizar o sonho de ser um médico no seu país?
O braço estendido de Dirceu e Genoíno clamam seus partidários à luta! À luta companheiro! - mas espere, quem é o inimigo? - é todo aquele que não concordar com nossa permanência no poder! e é? quem é a alternativa? - São os antigos aliados... - e é? Quem mais? - A oposição amalucada enfiada até o pescoço em denúncias de maracutaias como a do metrô de São Paulo.
Parece que não tem jeito. Os homens se esqueceram de Deus e estão pagando. E vão pagar muito mais ainda. 2014 vem aí e que Deus tenha piedade de nós.

Reportagem da BBC
Reportagem em Inglês para estudo do Ididoma


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Contradições no partido que era a esperança ética

Muito interessante o texto de Merval Pereira, que fala que quase tudo que o PT foi contra antes, quando era oposição ao governo federal de FHC agora é a favor. As contradições distorceram e deformaram a imagem lírica e platônica daquele PT que chegou a embalar boa parte do Brasil em 1989 com o "Lula lá". Hoje há um projeto que colocou suas unhas dentro da máquina pública pública e não vai sair tão fácil.
Clique no link e leia.
Governo e País - Por Merval Pereira

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dias de Seca: Lembranças de minha Avó e heroína Amara

O sofrimento do povo nordestino veio à tona com toda a força com a seca. Os políticos se aproveitam, cada um de seu modo, para tirar proveito da tragédia que dizimou rebanhos entre os estados nordestinos. Lembro de minha Avó Amara, que sempre me ensinou que a vida no interior era melhor que na cidade, embora eu nunca tenha entendido bem isso, ela queria voltar para o interior. Ela me dizia que eu precisava orar e ter fé, ela foi sempre muito forte. Com certeza ela estaria sofrendo ao ver tanta dor no sertão, embora ela fosse natural do Agreste, nascida em Altinho e criada em Cachoeirinha, próximo a Garanhuns. Minha mãe Ivonete estaria sofrendo se estivesse vendo a dor do flagelo da seca, com a inércia dos poderes públicos, aumentando a aflição dos sertanejos principalmente. Minha Avó gostava de cantar um corinho "eu sinto que alguém me ama, mas não vejo ninguém, só pode ser...Ele é Jesus" Gostava de Cantar "foi na Cruz foi na Cruz onde um dia eu vi meus pecados castigados em Jesus" nunca vou esquecer ela cantando. "sei que essa palavra é verdadeira, por isso espera a vida inteira" e outros hinos de Nélson Ned, Luiz de Carvalho... Minha Vó sempre fazia meu café da manhã e meu almoço, era quem cuidava de mim, ela esteve sempre do meu lado, sempre otimista. Se orgulhava que eu tocava na igreja, ficava olhando pra mim enquanto eu tocava, ela ficava sentadinha no banco, no final as irmãs iam falar com ela e diziam "seu neto é uma bênção dona Amara ele toca bem" é - ela respondia, ele é um menino abençoado. Ela orava todas as noites por toda a família, orava por mim, por isso tenha certeza que Deus está comigo, por que ele ouve a oração do justo, minha vó enfrentou as trevas comigo. Ela ficava brava com minha mãe as vezes, por causa de minha mãe dar "asa" a muita gente dentro de casa. Ela era durona. Mas era de um coração grande, sempre estendia a mão e não queria ver ninguém com fome. "coma, coma mesmo, eu gosto de quem come bem" dizia ela pra quem chegasse em nossa casa. Ela gostava de fazer arroz carioca, uma delícia, só ela fazia daquele jeito. Era torcedora do Santa Cruz, "eu sou do santa" dizia, mas não gostava quando o santa só ganhava do Náutico. As vezes a gente ficava triste (eu e minha mãe) e ficávamos em dúvida se íamos para o campo, aí minha mãe Ivonete, perguntava "mãe, gente deve ir pro campo hoje? é contra seu santa, mãe? e Dona Amara com aquele olhar doce dizia: "pode ir que o Náutico ganha hoje" e agente ia e o Náutico vencia e ela ficava alegre conosco. Minha segunda mãe, tão generosa, era também rigorosa contra o erro. Um dia minha tia Onorina foi lhe dizer um gracinha e ela pegou um banco de madeira maciça e deu-lhe uma juntada na moleira, que Paulo, meu padrasto pai de Éder se atravessou na frente e o banco pegou primeiro na cabeça dele depois na cabeça dela e os dois ficaram com "galo". Tantas histórias, tantas lembranças, de uma mulher do interior que mostrou como viver com esperança, fé e amor.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Líderes globais tentam conter escalada de tensões com Coreia do Norte


da BBC Brasil - Atualizado em  7 de abril, 2013 - 13:07 (Brasília) 16:07 GMT

Soldados sul-coreanos na fronteira; retórica belicista do Norte elevou tensões na região
Líderes e diplomatas internacionais tentam amenizar a escalada de tensões envolvendo a Coreia do Norte
Soldados sul-coreanos na fronteira; retórica belicista do Norte
elevou tensões na região

contra EUA e Coreia do Sul, para evitar desdobramentos mais sérios à retórica belicista de Pyongyang.
Desde as sanções adotadas em março pela ONU, em retaliação a um terceiro teste nuclear realizado pelo país, a Coreia do Norte ameaçou alvejar os EUA com ataques nucleares, declarou formalmente guerra ao Sul e ameaçou reabrir um reator nuclear, desafiando as restrições das Nações Unidas. Também orientou embaixadas a retirarem seu pessoal de Pyongyang.



Neste domingo, o presidente Xi Jinping, da China - único aliado e principal parceiro comercial da Coreia do Norte -, declarou que nenhum país pode "lançar a região ao caos por razões egoístas".
Sem mencionar a Coreia do Norte, Xi citou "desafios à estabilidade da Ásia" e disse que tais "razões egoístas" não serão toleradas.
Reportagem do New York Times de sexta-feira afirma que os EUA estão pressionando a China a fechar o cerco ao regime de Pyongyang, caso contrário verão a presença militar norte-americana crescer na Ásia.
Acredita-se que a própria China esteja cada vez mais incomodada com as ameaças bélicas norte-coreanas.
'Retórica paranoica'
Presidente da China disse que nenhum país pode criar
caos regional por 'razões egoístas'


Presidente da China disse que nenhum país pode criar caos regional por 'razões egoístas'
Ainda na frente diplomática, o novo secretário de Estado dos EUA, John Kerry, deve visitar China e Coreia do Sul nesta semana, para discutir as ameaças de Pyongyang.
Na Europa, o chanceler britânico, William Hague, pediu "calma" para lidar com a crise. Apesar da "retórica paranoica" norte-coreana, é importante manter-se "firme e unido" e advertir o regime de Kim Jong-un quanto aos riscos de um eventual "erro de cálculo", disse à BBC.
Hague disse que o país está fazendo "a escolha errada" entre as opções de isolamento e engajamento com a comunidade internacional.
E a Suíça, por sua vez, ofereceu-se para mediar o diálogo com os norte-coreanos - mas ressaltou que não há conversas formais agendadas.
Segundo a mídia suíça, o país abrigou por diversos anos o líder atual Kim Jung-un, que teria sido educado em escolas suíças durante diversos anos sob pesudônimo.

Testes
Apesar das iniciativas diplomáticas e da crença de que a possibilidade real de conflito seja pequena, a região segue volátil.
Acredita-se que ameaças norte-coreanas tenham como objetivo
conquistar apoio interno


Acredita-se que ameaças norte-coreanas tenham como objetivo conquistar apoio interno
Autoridades sul-coreanas disseram neste domingo que acreditam que o Norte realizará um teste de lançamento de míssil nesta semana.
E os EUA adiaram seu próprio teste - de um míssil intercontinental - em uma base na costa oeste, por temores de que o teste fosse visto pelos norte-coreanos como uma ameaça.
O correspondente da BBC em Seul (Coreia do Sul), John Sudworth, diz que Pyongyang provavelmente usará o adiamento americano em sua propaganda política, retratando-o como uma capitulação dos EUA diante da força norte-coreana.
A mídia do país tem divulgado imagens mostrando seu Exército e sua suposta preparação militar para um eventual combate.
Para muitos, a retórica belicista norte-coreana foca principalmente na audiência doméstica, para fortalecer a posição de Kim Jong-un, que, sem experiência militar, ascendeu ao poder após a morte de seu pai, Kim Jong-il, em dezembro de 2011.


O que está por trás da retórica agressiva da Coreia do Norte

quinta-feira, 21 de março de 2013

Obama fortalece vínculos com Israel

Nesta vista a Israel, o presidente dos Estados Unidos reafirma a aliança estratégica entre os dois países. Obama é a favor de que as conversações de paz com os palestinos avancem, Israel, através de seu governo diz também que quer a paz. Os palestinos seguem reclamando contra "construções na cisjordânia". Os Estados Unidos sabem que Israel é seu aliado no Oriente Médio e não podem dispensar seu aliado, porém a estabilidade política é buscada para a região. É um desafio duro.

Assista ao vídeo do Portal Terra, clicando no link abaixo
"Israel não não tem melhor amigo do que os EUA" Diz Premier

quarta-feira, 20 de março de 2013

Violência: Planos para matar a cantora popular Joss Stone


A cantora Pop Joss Stone escapou de um crime terrível. Dois jovens estavam planejando matá-la, decapitando-a, e depois jogar seu corpo num rio. Nada justifica a violência e ficamos sem entender pra onde vai essa sociedade, com tanta gente perturbada e perversa andando livremente. 



Diário de Pernambuco on-line de 20/03/2013

Ocorreu na terça-feira (19) a audiência dos réus Kevin Liverpool, 35 anos, e Junior Bradshaw, 32 anos, que foram presos no ano passado próximos a casa de Joss Stone, com uma espada de samurai, martelos e uma faca.

Segundo o jornal The Sun, os dois planejavam decapitar a cantora com a espada e jogar o corpo em um rio, devido à sua ligação com a família real.

Joss Stone, que foi uma das convidadas do casamento do príncipe Willian com Kate Middleton e cantou em eventos reais de caridade, era considerada por Kevin e Junior uma pessoa querida pela rainha.

Em bilhetes encontrados pela polícia haviam mensagens como: "encontrar um rio para jogá-la" e "Descanse em paz, Jocelyn (primeiro nome da cantora)".

Felizmente eles não conseguiram concluir o plano, graças aos vizinhos da pequena cidade que viram uma movimentação estranha na ruas e ligaram para a polícia. Eles rodeavam a casa de Joss Stone com o auxílio de mapas, feitos à partir de um programa exibido pela MTV, no qual a cantora apresentou todos os cômodos de sua casa.

Segundo publicação, os réus negam a tentativa de assassinato e o julgamento deve ser concluído nas próximas três semanas.



terça-feira, 19 de março de 2013

Escândalo da Propina: Presidente do Sport Luciano Bivar será ouvido nesta terça no STJD


Presidente do Sport vai prestar esclarecimentos sobre caso de propina para a convocação de Leomar à Seleção Brasileira

Redação Superesportes - Diario de Pernambuco
Publicação:19/03/2013 09:20

Pode até ser que tudo acabe em pizza, mas, o fato é que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) começa a ouvir as primeiras testemunhas de um suposto pagamento de propina para que Leomar (ex-jogador do Sport) fosse convocado para a Seleção Brasileira, em 2001. O presidente do Sport, Luciano Bivar, será o primeiro a depor nesta terça-feira, na sede da OAB-GO, às 16h, em Goiânia. O local foi escolhido pelo auditor do STJD, Miguel Cançado, que será o relator do processo e mora na capital de Goiás.

“O presidente do Sport será a primeira pessoa ouvida, afinal foi quem proferiu a declaração. Vou buscar esclarecimentos acerca do que foi contado por ele”, afirmou Miguel Cançado sem querer dar mais detalhes. Na próxima quinta-feira, já no Rio de Janeiro, o relator do caso vai ouvir também o técnico Emerson Leão e o ex-treinador Antônio Lopes, ambos comandavam a Seleção em 2001. Caso seja comprovada a corrupção, os envolvidos serão punidos com base no Código Brasileiro de Disciplina Desportiva.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Bergoglio: pela primeira vez, um Papa jesuíta e latino-americano


Arcebispo de Buenos Aires, o argentino tem uma abordagem própria da pobreza e foi um forte oponente à legalização do casamento gay em seu país
Jornal O Globo On-line
Publicado: 13/03/13 - 16h36  Atualizado: 13/03/13 - 19h08

O Papa eleito Jorge Mario Bergoglio acena para a multidão na sacada da Basílica de São Pedro DYLAN MARTINEZ / REUTERS
RIO - O Papa eleito para suceder Bento XVI, o argentino Jorge Mario Bergoglio, já começa o pontificado marcando a História da Igreja Católica. Ele será o primeiro Pontífice jesuíta, latino-americano, e também o primeiro a se chamar Francisco. Assim como a renúncia de Joseph Ratzinger, a escolha do arcebispo de Buenos Aires pegou o mundo de surpresa. Ele não vinha sendo apontado como um dos favoritos e venceu a barreira da idade. O argentino assume o Trono de Pedro com 76 anos, um a menos que Ratzinger quando foi eleito em 2005, apesar da expectativa de que fosse escolhido um líder mais jovem.

Bergoglio é um jesuíta intelectual, nomeado cardeal por João Paulo II em 21 de fevereiro de 2001. Leitor apaixonado de Dostoievski, Borges e outros clássicos, tornou-se o primeiro Papa não europeu desde 741, quando foi eleito o sírio Gregório III. O argentino tem uma abordagem própria da pobreza: quando integrou o Colégio Cardinalício, convenceu centenas de argentinos a não voarem a Roma para celebrar com ele mas, em troca, doar o dinheiro que gastariam para os pobres. Os argentinos já não se espantam ao vê-lo no ônibus ou no metrô em Buenos Aires. Mas mesmo seu porta-voz, Guillermo Marco, se surpreendeu em Roma ao perguntar ao religioso, já com sua roupa vermelha de cardeal, como iriam para a Santa Sé.
- Como como vamos? Caminhando - E diante da surpresa do funcionário acrescentou com uma gargalhada: - Fique tranquilo, porque em Roma você pode caminhar com uma banana em cima da cabeça que ninguém vai dizer nada.
Membro da Companhia de Jesus, ele foi um dos fortes candidatos para ser o sucessor de João Paulo II. Considerado um moderado, de carreira acadêmica, o novo Papa foi um forte oponente à legalização do casamento gay na Argentina em 2010 e se posiciona contra o uso de preservativos para prevenir doenças. Aberto ao diálogo com outras religiões, ele não é suspeito de ter se envolvido em nada relacionado à pedofilia de padres ou ao escândalo Vatileaks (vazamento de documentos secretos do Vaticano). Entre suas prioridades está a reforma da Curia Romana.
Bergoglio vive sozinho em um apartamento simples, no segundo andar do edifício da Cúria, ao lado da Catedral de Buenos Aires. Inimigo de aparições, evita se expor à mídia. A discrição lhe permite viajar de metrô e de ônibus como um passageiro comum. Muitas vezes, confessa na catedral como um sacerdote qualquer. Pouco depois de ser ordenado padre sofria de problemas respiratórios e, após uma cirurgia, perdeu um pulmão. Atualmente, suas condições de saúde são favoráveis, fruto de uma vida regrada e austera.
Quando foi ordenado cardeal, ao contrário dos outros, não comprou uma roupa nova, mas pediu que fosse dada de presente a de seu antecessor, Quarracino.
Filho de italianos, Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires. Seu pai trabalhava no setor ferroviário, e sua mãe era dona de casa. Com 21 anos, depois de obter o título em técnico químico, decidiu seguir a vida religiosa. Foi ordenado sacerdote em 1969. Entre 1973 e 1979, em plena ditadura militar, serviu como superior provincial dos jesuítas.
Após intensa atividade como sacerdote e professor de Teologia, foi consagrado bispo em maio de 1992. Seis anos depois, foi nomeado arcebispo de Buenos Aires. Na Santa Sé, é membro da Congregação para o Culto Divino; da Congregação para o Clero; da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Uma Papa em confronto com a política
Apesar de ser considerado de centro por alguns analistas, o jornal argentino “Clarín” afirmou que as posturas de Bergoglio são geralmente consideradas progressistas. Em setembro do ano passado, ele criticou duramente os sacerdotes que não aceitam batizar filhos de mães solteiras, chamando-os de “hipócritas”.
- Estes são os hipócritas de hoje. Os que clericalizaram a igreja. Os que afastam o povo de Deus da salvação - afirmou, em um encontro pastoral na Universidade Católica Argentina (UCA).
Em reportagem sobre os papáveis no começo deste mês, o jornal italiano “La Stampa“ havia classificado Bergoglio como uma figura-chave do conclave, mas descartou sua eleição, devido à idade avançada.
“Nos últimos anos, o prestígio de Bergoglio foi crescendo tanto na Igreja latino-americana quanto dentro do colégio cardinalício”, analisou o jornal. “Em sua diocese, há tempos a Igreja está pelas ruas, nas praças, para evangelizar”, afirmou o “La Stampa“, lembrando que o cardeal destaca a necessidade de “estar na periferia para evitar a enfermidade espiritual de uma igreja autorreferencial”.
Bergoglio vem de um país marcado por confrontos entre o Estado e a cúpula eclesiástica. No último dia 1º de março, na cerimônia de reinício das atividades legislativas, a presidente argentina referiu-se ao processo de sucessão no Vaticano e aproveitou para lembrar que seu vínculo com a Igreja não é dos melhores:
- Sou parte da Igreja, embora tenha minhas diferenças com suas autoridades - afirmou.
Bergloglio, que ficou em segundo lugar na votação do Conclave de 2005, criticou várias vezes o “clima de confronto política” que, segundo ele, predomina há vários anos. Em 2010, por exemplo, Bergoglio assegurou que “é próprio da alta política começar e manter processos, em vez de confrontar para dominar espaços” de poder.
- A relação entre Cristina e a Igreja é fria e distante - comentou o jornalista do “Clarín” Sergio Rubin, autor de um livro sobre conversas com Bergoglio.
Segundo ele, “Kirchner e Cristina nunca gostaram das homilias de Bergoglio porque as interpretam como críticas a seus governos”.

BUENOS AIRES - A notícia da escolha do argentino Jorge Bergoglio para suceder Bento XVI teria gerado um mal-estar na Casa Rosada. Segundo o colunista do jornal “La Nación”, Mariano Obarrio, o que mais se ouvia nos corredores do palácio presidencial era: “não podemos ter tanta má sorte”, “não pode ser”.
O relacionamento entre Bergoglio e Cristina sempre esteve marcado pela tensão e distância entre ambos. A presidente Cristina Kirchner, segundo o colunista, teria levado duas horas para enviar a carta saudando o novo Papa, e o desânimo dos funcionários era visível.
“Cristina não conseguiu disfarçar, atônita, seu mal-estar e surpresa pela eleição de Francisco”, escreveu Obarrio, citando fontes oficiais que pediram anonimato.
Apesar da relação conflituosa, Cristina confirmou que assistirá à missa inaugural do pontificado de Francisco na próxima terça-feira no Vaticano. Em carta, expressou sua consideração e respeito pelo Pontífice:
“É nosso desejo que tenha, ao assumir a condução da Igreja, uma frutífera tarefa pastoral, desempenhando grandes responsabilidades em prol da justiça, da igualdade, da fraternidade e da paz na humanidade”.
A ruptura entre os líderes foi definitiva quando Bergoglio criticou o governo argentino durante a crise agrícola em 2008 e rejeitou o casamento gay e a lei de identidade de gênero. Ele sempre criticou os índices de pobreza, o uso eleitoral do clientelismo, o estado de tensão social e a confrontação permanente do governo.

terça-feira, 12 de março de 2013

Rituais e sigilo: começa a escolha do papa


Do Site da BBC Brasil
Thomas Pappon
Enviado especial da BBC Brasil a Roma
Atualizado em  12 de março, 2013 - 03:30 (Brasília) 06:30 GMT

Os cardeais Angelo Scola, da Itália, e Odilo Scherer, do Brasil são favoritos no conclave
"Está na hora de (a Igreja Católica) mudar", disse à reportagem da BBC Brasil em Roma a turista americana Shannon, de San Francisco, sugerindo o exemplo da escolha de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos como inspiração ao mundo católico.
O Vaticano, porém, não é uma democracia, e "mudança" é um termo usado notoriamente com cuidado e parcimônia pela Igreja Católica que,, nesta terça-feira, dá início ao processo de escolha do seu novo líder, via voto secreto, por um grupo exclusivo de homens com mais de 50 anos - todos nomeados por um dos dois pontífices anteriores, Bento 16 ou João Paulo 2º.
Notícias relacionadas
Aldeia de antepassados alemães torce para Scherer ser papa
Infográfico: O passo a passo da eleição do novo papa
Capela Sistina ganha chaminé e banheiro químico
Tópicos relacionados
Internacional
Cento e quinze cardeais de 51 países participam juntos ao longo do dia de vários rituais no Palácio Apostólico em Roma, para depois se reunir a partir das 16h30 (12h30 em Brasília) a portas fechadas na Capela Sistina e fazer uma primeira votação.
As votações se repetem nos próximos dias, sempre duas pela manhã e duas na parte da tarde, até que um dos cardeais presentes receba mais de dois terços dos votos, ou seja, 77 votos.
Neste caso, esse cardeal será abordado pelo cardeal sênior do conclave, o italiano Giovanni Battista Re, com a pergunta, "você aceita sua eleição canônica como Supremo Pontífice?", seguido, no caso de resposta positiva, da pergunta "por qual nome você quer ser chamado?".
O "habemus papa (temos papa)" é anunciado ao mundo, primeiro, com a fumaça branca da chaminé da Capela Sistina e o badalar dos sinos da Basílica de São Pedro e, depois, com a revelação pública do eleito pelo seu nome em latim (no caso de dom Odilo Scherer, seria "Lord Odilonem") através do protodiácono, o francês Jean-Louis Tauran, aos fiéis na Praça São Pedro.
Favoritos
E, assim, o mundo católico terá, provavelmente até o final desta semana, um novo papa.
Como não há "pesquisas de opinião" na Igreja, e já que os cardeais eleitores são rigorosamente proibidos de fazer qualquer comentário sobre suas preferências ou o processo eleitoral, resta ao mundo - e às casas de apostas - confiar nas interpretações de especialistas em assuntos do Vaticano, os "vaticanistas".
Mas eles podem errar feio. Um dos vaticanistas mais respeitados do mundo católico, por exemplo, o americano John Allen, da CNN e do National Catholic Reporter, lembrou, em recente entrevista à BBC, que tinha dito, pouco antes do conclave de 2005, que o alemão Joseph Ratzinger "nunca seria papa".
Os favoritos desta vez seriam o arcebispo de Milão, dom Angelo Scola, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, o húngaro Peter Erdo e o canadense Marc Ouellet.
Dessa pequena lista, curiosamente, o candidato mais identificado com a bandeira de reformar a Igreja - em particular a sua "máquina burocrática", a Cúria, o órgão administrativo da Santa Sé - seria justamente o italiano, Angelo Scola.
A percepção popular, expressa com clareza à reportagem da BBC Brasil nas ruas de Roma, é de que o candidato "da mudança" seria dom Odilo Scherer, pelo simples fato de vir de uma região "nova", "vasta" e "dinâmica", pouco representada na atual estrutura de comando da Igreja.
Scherer começou a despontar como favorito há poucas semanas, indicado por jornais e vaticanistas como candidato de uma poderosa trinca formada pelo Decano do Colégio dos Cardeais, Angelo Sodano, o cardeal que comandará o conclave e ex-prefeito da Congregação dos Bispos, Giovanni Battista Re, e um suposto ex-inimigo declarado de Sodano, o ex-secretário de Estado Tarcisio Bertone, três figuras fortemente ligadas ao papa João Paulo 2º e que teriam perdido infuência sob o papado de Bento 16.
Os três estariam apostando suas fichas em um candidato "jovem", com boas chances, visto como "moderado" no Vaticano - e "conservador" no Brasil - e que teve contato próximo com Re e Sodano quando serviu na Cúria em Roma, de 1994 a 2001.
"A candidatura do cardeal Scherer pode sinalizar, para fora, uma renovação" diz a revista online alemã Katholisches, "mas que visa, pelo menos para algumas constelações do poder, deixar tudo como está ou mesmo tudo como era antes".
Scola, pelo outro lado, mais próximo a Bento 16, seria o candidato dos cardeais "reformistas" segundo os jornais italianos, pelo que puderam concluir das reuniões pré-conclave do Colégio Cardinalício.
Uma polarização entre esses dois lados no conclave pode acabar abrindo caminho para um terceiro candidato, e é aí que estariam as chances do húngaro Erdo, sergundo John Allen um candidato "com boas ligações com cardeais da África e de alguns países latino-americanos" e "que se mostrou um bom administrador, que sabe ser o suficiente determinado para fazer as coisas andarem", ou do canadense Ouellet, candidato "do Novo Mundo", "homem de grande fé espiritual" e do time dos reformistas.
'Maria-vai-com-as-outras'
A Igreja nunca revelou detalhes sobre os conclaves anteriores, os registros de votações passadas existem, mas são mantidos a sete chaves.
Informações vazadas para a imprensa do diário de um cardeal-eleitor pouco após o conclave de 2005 deram a entender que Ratzinger ganhou após crescer de pouco menos de 50 votos na primeira rodada para 65 na segunda e 84 na terceira, a derradeira, derrotando com facilidade um único rival, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio - que também participa deste conclave.
Um artigo do americano National Catholic Reporter da semana passada cita esses dados para reforçar as conclusões de um estudo publicado em 2006 por uma pesquisadora australiana, J.T.Toman, sobre a psicologia dos conclaves.
Ela analisou padrões de votação com base em dados vazados de conclaves anteriores e concluiu que os cardeais adotam um comportamento na linha "maria-vai-com-as-outras" quando o seu candidato preferido sai do páreo.
A partir do momento em que os votos começam a despontar para um candidato único, a tendência é votar nele.
Duração
A outra explicação, a oficial, é de que o "Espírito Santo" direciona o voto dos cardeais que, pelo menos na Era Moderna, têm sido relativamente rápidos na escolha.
Dessa vez, entretanto, há bons argumentos para prever tanto um conclave breve quanto um mais longo.
O vaticanista do jornal italiano La Stampa, Giacomo Galeazzi, disse à BBC Brasil acreditar que este conclave "será rápido", porque "depois dos escândalos (de abusos sexuais e os supostos casos de corrupção revelados por documentos vazados por um mordomo de Bento 16, no caso conhecido como Vatileaks), a Igreja vai querer mostrar união e os cardeais vão tentar escolher um papa o mais rápido possível".
Já Robert Mickens, colunista em Roma do semanário católico britânico The Tablet, disse à BBC Brasil que este "será um conclave mais longo do que o últimos". "Não há candidatos realmente favoritos. Eles levarão tempo para chegar a um nome, em meio às divisões entre os cardeais próximos à Curia e os que querem reforma".
John Allen disse à BBC acreditar que este conclave seja longo pelo fato de incluir cerca de 50 cardeais que participaram de um conclave anterior. Eles não permitiriam que alguém "direcionasse" ou "liderasse" as discussões, como foi o caso no conclave de 2005 - que tinha apenas dois "veteranos" entre um grupo grande de marinheiros de primeira viagem.
Um debate mais robusto dificulta o consenso, diz Allen.
Desde a entrada no século 20, três conclaves duraram apenas dois dias - entre eles o que elegeu Bento 16 em 2005 -, e apenas dois conclaves (1903 e 1922) tiveram a duração máxima até agora, de cinco dias.
Aqui vale apontar para uma outra diferença importante entre a eleição de um presidente nos Estados Unidos e a de um novo papa: um ganha um mandato por tempo fixo, o outro, um cargo para a vida inteira.
Quando um presidente eleito decepciona, é tirado do cargo após quatro anos. Já um papa só sai se quiser.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Homem vestido de Batman prende ladrão na Inglaterra

Batman fora do peso prende ladrão na Inglaterra


Câmeras do circuito interno de TV de uma delegacia em Bradford, no norte da Inglaterra, registraram o momento em que um homem vestido de Batman entregou às autoridades um criminoso procurado pela polícia.
O caso ocorreu no último dia 25 de fevereiro.
Segundo a polícia, o homem-morcego apareceu na delegacia de madrugada levando um jovem de 27 anos acusado de porte de objetos roubados e fraude.
"A pessoa que trouxe o homem estava vestida com uma fantasia de Batman. A sua identidade, entretanto, permanece desconhecida".
O suspeito irá a julgamento na próxima sexta-feira, dia 8 de março.

Mexico's father of fun

Do Site da BBC no Brasil
O Padre Divertido do México

Usando pistola de brinquedo para abençoar


Not what you usually see in a religious ceremony.
Father Humberto Alvarez uses a toy to bless his young congregation with holy water.
He says it’s a way of reaching out to children who live in a community affected by drug crime.
He also adorns his robes with the images of comic-book superheroes such as Superman and Batman. Alvarez says that like Jesus, these characters are searching for justice.

Suas vestes vêm com figuras de super-heróis
Texto Traduzido

Não é o que normalmente se vê em uma cerimônia religiosa.
Padre Humberto Alvarez usa um brinquedo para abençoar sua jovem congregação com água benta.
Ele diz que é uma forma de tentar se comunicar com crianças que vivem em uma comunidade afetada pelo tráfico de drogas.
Ele decora suas batinas com imagens de super-heróis de histórias em quadrinhos, como Super-Homem e Batman. Alvarez diz que, assim como Jesus, esses personagens estão na busca de justiça.



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Israel testa reforço de sistema antimíssil


Do Site da BBC Brasil 

O Ministério da Defesa de Israel diz ter realizado com sucesso um teste de seu novo sistema de interceptação de mísseis.

O sistema Arrow 3 supostamente detecta mísseis em direção ao território israelense, os intercepta e os destrói utilizando um segundo míssil acima da atmosfera terrestre.
Autoridades dizem que o sistema de ponta foi feito para "defender Israel da ameaça de um ataque do Irã".
O teste de segunda-feira foi realizado com a colaboração de forças americanas. É a primeira vez que o sistema é testado.
De acordo com representantes do Ministério de Defesa, o sistema pode fazer com que ogivas nucleares e químicas se desintegrem com facilidade, já que pode destrui-las no espaço.
O Arrow 2 faz parte do sistema multicamadas de defesa antimíssil de Israel.
A primeira camada, chamada de Escudo de ferro, interceptou até 85% dos mísseis lançados de Gaza a áreas povoadas do país durante o confronto de novembro de 2012, de acordo com autoridades locais.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Zona do euro deve registrar crescimento negativo em 2013, diz UE


Do Site da BBC em 22/02/2013

Zona do Euro deverá encolher 0,3% em 2013, informa nova previsão


A Zona do euro deve registrar crescimento negativo neste ano, informou uma nova previsão divulgada pela União Europeia nesta sexta-feira.
A estimativa anterior era de que o grupo de países que usa a moeda única teria um crescimento pouco acima de zero.
A nova previsão indica que os países da Zona do euro devem encolher cerca de 0,3% em 2013, enquanto a União Europeia deverá ter um crescimento próximo a zero, acompanhado de uma alta do desemprego.
A estimativa, no entanto, informa que os primeiros sinais de retomada econômica devem ser observados ainda no final deste ano, incluindo na zona do euro.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Direto dos EUA: Legalização de imigrantes pode gerar ‘boom’ na economia americana


Assista ao vídeo completo no site da BBC Brasil, clique no link abaixo
Impacto da legalização de Imigrantes nos EUA


Já se fala em um possível "boom" na economia americana na próxima década, se o Congresso aprovar uma reforma que legalize todos os imigrantes indocumentados que hoje vivem nos EUA.

Segundo o Centro Americano para o Progresso, uma entidade a favor da reforma migratória, uma legalização para todos – nas linhas do que está sendo discutido pela comissão bipartidária de senadores – poderia aportar R$ 1,5 trilhão à economia americana em dez anos.

Por outro lado, calcula o centro, se todos os imigrantes indocumentados deixassem os EUA, o país perderia R$ 2,6 trilhões em atividade econômica no mesmo horizonte de tempo.
Os indocumentados são mais de 11 milhões de consumidores ajudando a mover os negócios de empresas americanas. Além disso, pagam impostos e, legalizados, poderiam contribuir de forma líquida para elevar a arrecadação americana.
O comentário é do correspondente da BBC Brasil em Washington, Pablo Uchoa.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Chuva de meteoritos deixa centenas de feridos na Rússia


Do Site da BBC Brasil
Atualizado em  15 de fevereiro, 2013 - 09:35 (Brasília) 11:35 GMT

Uma chuva de meteoritos sobre a região dos Montes Urais, na Rússia, deixou cerca de 950 feridos na madrugada desta sexta-feira.



Segundo autoridades russas, chuva começou após grande meteorito ter se desintegrado
A maioria sofreu cortes quando vidraças de prédios se estilhaçaram por conta do impacto, segundo informações da imprensa russa.
Pelo menos 985 pessoas tiveram de ser levadas a hospitais para receber tratamento, entre elas mais de 200 crianças.
Segundo as autoridades russas, a chuva começou após um meteroro ter se desintegrado ao penetrar na atmosfera.
Um porta-voz do Ministério do Interior russo disse que foram registrados estragos em seis cidades.
Ao longo de vários quilômetros era possível ver rochas ardentes brilhantes, que deixavam um rastro de fumaça.
Na cidade de Chelyabinsk, uma das mais afetadas, moradores relataram que uma grande explosão foi ouvida e que a chuva de meteoritos provocou tremores de terra, janelas estilhaçadas e o disparo de alarmes de carros.
A região de Chelyabinsk é o coração industrial da Rússia e abriga muitas fábricas, usinas nucleares e depósitos de resíduos nucleares.
O Ministério de Emergências russo disse que milhares de trabalhadores de resgate foram enviados à zona afetada para ajudar no atendimento aos feridos.

Assista ao vídeo da BBC sobre esta notícia
Meteoro cai na Rússia

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Raio Atinge o Vaticano no dia em que o Papa renunciou

Do Site da BBC Brasil em 14/02/2013

Um raio atinge a basílica de São Pedro no dia em que Bento 16 
renuncia ao papado

Um raio atingiu a basílica de São Pedro algumas horas após o Papa Bento 16 ter surpreendido o mundo católico com sua renúncia ao papado.
O incidente ocorreu por volta das 18h00 horas, horário local (16h00 em Brasília).
Bento 16, que tem 85 anos, é o sumo pontífice do catolicismo desde 2005.

Veja o vídeo impressionante no Site da BBC Brasil logo abaixo

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Renan e Sarney, Presidentes do senado...


Temos a impressão que no Brasil, tem coisas que não mudam. Renan Calheiros depois de tantas denúncias de maracutaias está perto de voltar a ser presidente do Senado. Substituindo...Sarney! vejam só. Nos faltam as palavras, principalmente depois do abraço que selou a aliança entre Lula e Maluf. A política brasileira está mergulhada na esculhambação, infelizmente. Tudo esta relativizado. A Base no Senado do Governo do PT de Dilma e Lula tem umas figuras: Romero Jucá, Fernando Collor, José Sarney, Renan Calheiros... é desalentador. Parece que com toda a pressão da sociedade as mazelas vão resistindo. Os governos anteriores tinham essas mesmas caras, ou seja, nada mudou. Quando eu olho para essas figuras eu momentaneamente penso que seria melhor estar vivendo no meio do mato, sem televisão e jornal, só para não ter que assistir um cinismo descarado de quem não poupa o povo brasileiro, e que fica dia a dia, mais rico, explorando a pobreza.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Beyoncé Dublou hino na posse de Obama, afirmam jornalistas

Fonte: Portal Terra

Medo de um vexame teria levado cantora a desistir de cantar ao vivo


Mídia norte-americana garante que cantora usou playback em evento; agentes da artista não confirmaram o caso.

Opinião Rinaldo - Não faz muitos anos (foi em 2006) que num filme de Hollywood chamado "Dreamgirls" a então desconhecida Jennifer Hudson assombrou o mundo com seu vozeirão e deixou a badalada Beyoncé fora dos destaques dos jornais. A carreira de Hudson decolou como um foguete, rapidamente conquistou público e imprensa especializada como uma das maiores vozes femininas do Pop internacional, manteve-se firme mesmo depois da tragédia que vitimou um parente num sequestro que terminou em assassinato. Jennifer deu a volta por cima e segue sua carreira. ela inclusive cantou para o casal Obama. Ninguém duvida do talento performático de Beyoncé Knowles, mas em se tratando de um evento que o hino da nação seria executado para centenas de milhares de pessoas presentes e milhões de pessoas em todo o mundo, talvez alguém com mais segurança na sua capacidade de canto fosse mais recomendável. Que tal a própria Jennifer Hudson? ela soltaria a voz sem medo e faria o público delirar. Bem essa é minha opinião pessoal, a maioria das pessoas gostou de ver Beyoncé "dublando", então tá. Não entra para a história como uma interpretação maravilhosa, mas só um playback na posse.

Jennifer Hudson: incrível performance surpreendeu a
crítica de hollywood, desbancando Beyoncé



Brasileiros gastaram US$ 22,2 bilhões no exterior em 2012, em novo recorde

FONTE: O Estadão


BRASÍLIA - A conta de viagens internacionais registrou déficit de US$ 15,6 bilhões no acumulado de 2012

BRASÍLIA - A conta de viagens internacionais registrou déficit de US$ 15,6 bilhões no acumulado de 2012, segundo informou o Banco Central (BC) nesta quarta-feira, 23.
Os estrangeiros gastaram US$ 6,6 bilhões no Brasil no ano passado, enquanto os brasileiros deixaram US$ 22,2 bilhões no exterior.
Os número são recordes da série de dados, segundo o BC. Em 2011, o déficit acumulado foi de US$ 14,709 bilhões.
Apesar disso, o Banco Central tem avaliado que a valorização do dólar em relação ao real e a desaceleração da economia brasileira tendem a acomodar os gastos de brasileiros em viagem ao exterior.
Dezembro
O saldo da conta de viagens ficou negativo em US$ 1,426 bilhão em dezembro. O número é resultado do volume de despesas pagas por brasileiros no exterior acima das receitas obtidas com turistas estrangeiros no Brasil. O déficit foi levemente maior do que o de dezembro de 2011, quando ficou em US$ 1,141 bilhão.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Batmóvel original de série de tv é vendido em leilão por US$ 4,62 milhões


Do JC on-line

O carro foi utilizado na série de televisão "Batman" de 1966 a 1968
Foto: internet

O Batmóvel, o carro futurista utilizado na série de televisão "Batman", foi vendido em um leilão por 4,62 milhões de dólares, informaram meios de comunicação americanos nesta segunda-feira (21).

O veículo foi construído por George Barris, que comprou um Lincoln Futura 1955 em um ferro-velho por apenas 1 dólar e o transformou em um dos veículos mais reconhecidos da história do entretenimento, disse a rede de televisão ABC.

Ele foi utilizado na série de televisão "Batman" de 1966 a 1968. A ABC disse que a venda ocorreu no leilão de veículos Barrett-Jackson, em Scottsdale, Arizona, no sábado.

O comprador não foi formalmente identificado, mas o jornal Hollywood Reporter informou que se tratava de Rick Champagne, proprietário de uma empresa de logística do Arizona.

Fonte: AFP

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Zaratrusta: um pensador influente.


FALAR A VERDADE, CUMPRIR COM O PROMETIDO E NÃO FAZER DÍVIDAS, tá vendo?
o texto abaixo fala mais dele.

Zaratustra, com a sua mensagem, provocou uma verdadeira transformação no modo de pensar da sua civilização, contrariando o tradicional pensamento dos sábios de sua época. Sua mensagem baseava-se nos Gathas, cantos entoados com o objetivo de serem um guia para a humanidade – continham o triplo princípio de boa mente, boas palavras e boas ações. O Bem e o Mal, para Zaratustra, manifestam-se também na alma humana, e a única forma de poder organizar o mundo e a sociedade é estando o Bem acima do Mal. Este não traz contribuição alguma para a construção de uma vida boa, já que impossibilita uma relação equilibrada entre ser humano, sociedade, natureza e o ser.
Zaratustra propõe que o homem encontre o seu lugar no planeta de forma harmoniosa, buscando o equilíbrio com o meio (natural e social), respeitando e protegendo terra, água, ar, fogo e a comunidade. O cultivo de mente, palavras e ações boas é de livre escolha: o indivíduo deve decidir perante as circunstâncias que se apresentam em determinado fato. A boa deliberação, ou seja, uma boa reflexão a respeito de cada ação faz surgir uma responsabilidade social para colaborar com o projeto que Deus propôs ao mundo. Os seres humanos, portanto, possuem livre-arbítrio e são livres para pecar ou para praticar boas ações. Mas serão recompensados ou punidos na vida futura conforme a sua conduta.
Os principais mandamentos são: falar a verdade, cumprir com o prometido e não contrair dívidas. O homem deve tratar o outro da mesma forma que deseja ser tratado. Por isso, a regra de ouro do Masdeísmo é: "Age como gostarias que agissem contigo".

Idealizador do Fome Zero defende programa federal para o fim da obesidade



Frei Betto acaba de ser premiado pela Unesco pelos projetos desenvolvidos e diz que “no Brasil a fome é gorda”. Leia a entrevista

Fernanda Aranda , iG São Paulo | 18/01/2013 06:00h


O escritor Frei Betto já deixou as digitais na luta contra a ditadura brasileira, no primeiro programa do governo Lula de combate à miséria, o Fome Zero, e agora é uma das vozes mais atuantes na briga para vencer um problema de saúde que afeta do sertão nordestino aos centros urbanos do Sul e Sudeste: a obesidade.

Divulgação
Frei Betto defende programa nacional "Obesidade Zero"
A contribuição dele “à justiça social, aos direitos humanos e à construção de uma cultura de paz universal” – na definição da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco)– foi reconhecida este mês com o “Prêmio Internacional José Martí”.

Leia mais:  ‘É ingenuidade pensar que tudo acabou’, diz Frei Betto sobre espiões da ditadura

Em entrevista ao iG Saúde , o premiado líder de movimentos sociais e autor de 53 livros responde como o governo federal deveria atuar para combater o que ele chama de “fome gorda” brasileira.

Leia toda a entrevista no link abaixo

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Quem foi Tio Sam?


Olha lá, Olha lá

Os historiadores não sabem ao certo quem foi ou quem criou "Uncle Sam" (Tio Sam), porém a teoria que prevalece é sobre um homem chamado Samuel Wilson.
Wilson nasceu em Arlington, Ma em 13 de setembro de 1766 e mudou para Troy, NY em 1789.
Durante a guerra de 1812, Wilson, que possuia um matadouro, fornecia grandes quantidades de carne para o exército americano (US Army) em barris com as iniciais "U.S.". Supõe-se que alguém que viu as iniciais teria sugerido (talvez como brincadeira) que as mesmas seriam de "Uncle Sam" Wilson ("Tio Sam" Wilson em inglês).
A sugestão de que os carregamentos de carne partiam de "Uncle Sam" (Tio Sam) levaram à idéia de que Uncle Sam (Tio Sam) simbolizaria o governo federal americano.


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Apresentador cometeu mais de 200 crimes sexuais, diz polícia

Saville foi uma lenda do rádio e da tv britânica


Atualizado em  11 de janeiro, 2013 - 10:11 (Brasília) 12:11 GMT

Um inquérito da polícia de Londres concluiu que Jimmy Saville, um famoso apresentador britânico de rádio e TV, cometeu uma série de abusos sexuais, inclusive estupro, contra várias vítimas ao longo de mais de cinco décadas.
Entre os locais em que Saville teria atacado meninas estão hospitais, escolas, reformatórios, uma prisão psiquiátrica de segurança máxima e uma sede da BBC - o Television Centre, onde era gravado o programa infantil Jim'll Fix It.
Sua vítima mais jovem foi um garoto de 8 anos de idade; a mais velha tinha 47 anos. A denúncia mais antiga de abuso é datada de 1955, a mais recente de 2009. Vários dos abusos foram cometidos em dependências da BBC entre 1965 e 2006, um deles durante a última gravação do programa Top of the Pops.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA BBC BRASIL

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Considerações sobre a Soberba e a Prosperidade


Por que é tão fácil falar do que estar calado? o ser humano procura estar sempre por cima, calar pode significar fraqueza, humilhação. Mas nem sempre é hora de ficar em silêncio, falar entretanto, quando se faz necessário, no tempo certo não é algo tão fácil. Vivemos no tempo da auto-propaganda, da mídia-pessoal, e muitas vezes a apresentação de si mesmo é uma idéia, como um holograma, que pode ou não estar de acordo com a realidade. Se eu me apresento como sendo algo além do que eu sou ou tendo qualidades que não fazem parte da minha vida, certamente vai haver decepção e posso vir a perder a aura que construí ao meu redor.
Hoje com as relações pessoais se tornando virtuais, é muito mais fácil criar nos outros uma idéia de si mesmo, seja para que objetivo específico ou para demonstrar algo, mas isso não vai impedir uma realidade simples: a pessoa vai ter que conviver consigo mesma, não vai poder se enganar. A busca por auto-conhecimento parece que está indo para o brejo na nossa sociedade, a busca pela reflexão da limitação dos dias nesta terra, a busca por sabedoria, reconhecendo os próprios erros e mazelas.
No ambiente que vivemos a influência da teologia da prosperidade prospera mesmo. Mesmo sem aceitá-la, nos vemos repetindo muitas das suas premissas. Os fins justificariam os meios?! Isso está acontecendo, o vale tudo, desprezo pela ética, pela moral, pelo que é certo. Nos vemos entrando nessa onda. Precisamos nos orientar para não sermos cínicos, fazendo o que é errado fazendo de conta que não sabemos, ou que ninguém sabe. Jesus falou muito sobre ricos e riquezas. Paulo também. Nenhum encorajou os cristãos a buscarem a riqueza, mas sim, as provisões "para toda boa obra". A vitória e o sucesso para o cristão deve ser uma vida piedosa, desapegando-se até da roupa "manchada" pela carne, pois a cobiça dos olhos e a soberba da vida não provém do pai, mas do mundo. E o mundo passa.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mulheres de Roma: Messalina



Valéria Messalina, cujo nome transformou-se em sinônimo de "mulher lasciva e dissoluta em excesso", segundo definição do dicionário Aurélio, foi uma figura pérfida, capaz de grandes atrocidades. Quando morreu, aos 22 anos, tinha uma história abarrotada de escândalos marcados por sua ninfomania e obsessão pelo poder. Messalina nasceu em berço de ouro, no ano 24 da era cristã. Desfrutou de muitos privilégios e, na corte do imperador Calígula, fez sua escola em meio a um período da época romana marcada por derramamentos de sangue, numa atmosfera impregnada por perversões sexuais. Com 15 anos, Messalina conheceu Tibério Claudio Cesar, 35 anos mais velho e tio de Calígula. Era um homem sem prestígio e considerado apenas um aleijado disforme, apresentando sintomas de paralisia infantil. Proclamado imperador após a morte de Calígula, casou-se com Messalina: ele encantado com sua beleza e jovialidade, ela visando aliar-se a uma família poderosa. Já no começo do casamento, Messalina tinha uma espécie de time de amantes e sua vida desregrada era conhecida em toda Roma. Depois de diversos e rumorosos casos, apaixonou-se por um cônsul, Caio Cilio. Tendo contraído matrimônio com ele em uma cerimônia pública enquanto Claudio estava em Ostia (fontes divergem se antes teria havido o divórcio do imperador ou se sua intenção era usurpar o trono), Messalina estava ao lado da mãe escrevendo cartas de perdão ao imperador quando chegaram os guardas enviados para executá-la. Ainda tentou o suicídio cortando os pulsos com uma adaga, mas fracassou. Um centurião terminou o serviço apunhalando-a até a morte.

Absurdo: Guru indiano culpa estudante vítima de estupro coletivo


AFP - Agência France Presse
Diário de Pernambuco 08/01/2013


Um popular líder espiritual indiano chamou a atenção nesta terça-feira ao afirmar que o violento estupro coletivo de uma estudante de 23 anos poderia ter sido evitado e rogou que os agressores sejam perdoados.

O guru Asharam, conhecido por seus seguidores como "Bapu" ou pai, disse a seus devotos que não culpem apenas os agressores pelo crime ocorrido em um ônibus em Nova Delhi, no dia 16 de dezembro.

"Esta tragédia não teria acontecido se ela tivesse evocado o nome de Deus e caído sobre os pés de seus agressores. O erro não foi cometido apenas de um lado", declarou o líder espiritual em vídeo publicado na internet.

As declarações do guru de 71 anos foram alvo de duras condenações públicas. Seu depoimento foi o mais recente após uma série de gafes de figuras públicas na Índia culpando as mulheres pela epidemia de estupro no país.

O porta-voz do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata(BJP), Ravi Shankar Prasad, definiu a declaração como "profundamente dolorosa e inoportuna".

"Fazer esta declaração relacionada a um crime que chocou a consciência do país não é apenas infeliz, como também profundamente lamentável", comentou Prasad à imprensa.

O jornal Hindu lamentou que um homem religioso se "rebaixasse tanto".

O editorial do jornal criticou ainda políticos que integram a maioria do Congresso assim como o BJP por seus comentários sexistas sobre o estupro em Delhi e a necessidade de as mulheres viverem de uma forma tradicional em casa.

"Asharam merece ser condenado com duras repreensões. Esta noção de uma sociedade ideal tem sua raiz em preconceitos que engendraram numa cultura de violência contra as mulheres. O incidente em Delhi é a sua pior e mais recente manifestação", noticiou o jornal indiano.

Cinco homens foram acusados de estupro e assassinato no ataque do dia 16 de dezembro à jovem estudante. Um sexto acusado de apenas 17 anos será julgado numa corte especial para menores de idade.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Velha Máquina de Guerra está para voar de novo

Do site da BBC Brasil


Um galpão no interior da Inglaterra, em um antigo campo de aviação, guarda uma raridade. Trata-se de um velho bombadeiro Lancaster, em excelentes condições, considerada sua idade.

Por isso mesmo, o plano dos irmãos Fred e Arnold Panton é fazer esta máquina de guerra voltar aos céus.
Mas o bombardeiro, aposentado há mais de 40 anos, não está sendo recuperado apenas para ser peça de museu.
A restauração tem também uma razão pessoal. O irmão mais velho de Fred e Arnold perdeu a vida em combate na Segunda Guerra Mundial.
Chris Panton tinha 19 anos de idade quando foi abatido. Ele está entre os 55 mil aviadores britânicos mortos no confronto.